Serviço de Inspeção Municipal em debate no Bate-papo Semanal

SIMO tema apresentado aos Agentes Municipalista no bate-papo desta semana foi o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A pauta foi apresentada pelo Técnico da CNM Osni Rocha e conduzida pelo consultor da CNM Maurício Zanin. A transmissão foi ao vivo, na manhã desta sexta (19/9), mas quem não conseguiu acompanhar ou quer assistir novamente, pode acessar clicando aqui. 

Durante a conversa foi apresentada a realidade atual dos  municípios em relação a fiscalização e a diferença dos Sistemas de Inspeção Municipal e Estadual. Segundo Osni, 32% dos municípios brasileiros já instituíram o Serviço. No entanto, o fato de terem criado não quer dizer que está em funcionamento.

“Estamos trabalhando para mostrar aos municípios a importância de instituir o SIM e, para aqueles que já instituíram, colocar em funcionamento. A grande vantagem é que o SIM entende as  diferenças da forma de produção e de cultura da agricultura específicas de cada município”, explicou Osni. 

Osni também destacou  a importância do Agente como mobilizador das áreas para a criação do SIM nos municípios. “O Agente Municipalista tem um importante papel na mobilização interna dos municípios, acionando e mobilizando todos os atores envolvidos no Sistema de Inspeção Municipal”, destacou.

Para embasar o bate-papo foram disponibilizados previamente duas publicações sobre o tema que podem ser acessadas aqui.

Ao final, o Técnico deixou os contatos da área de agricultura da CNM que está a disposição dos Agentes e das Prefeituras para esclarecer dúvidas que não tenham sido respondidas durante o bate-papo:

E-mail: agricultura@cnm.com.br
Fone: (61) 2101-6000

Próxima edição

Para a sexta-feira (24/8), às 9h30, está programado o bate-papo sobre  Contabilidade Pública Municipal : Tratamento Contábil dos Consórcios Municipais, com a Técnica Diana Lima. 

Deixe um comentário

Campanha
Viva seu Município
Publicações
Vídeo

© 2015-2017. Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte. | Portal CNM