Saiba como foi o II Encontro de Agentes Municipalistas

Dentro da programação da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no dia 16 de maio, ocorreu o  II Encontro Nacional de Agentes Municipalistas. Na oportunidade, os Agentes puderam conhecer melhor os principais pontos da Pauta Municipalista , as perspectivas da Rede, as principais ferramentas disponíveis para a atuação do Agente Municipalista e as iniciativas da CNM para o fortalecimento de capacidades em gestão municipal. Dentre elas, a publicação do Guia para Integração dos objetivos de Desenvolvimento sustentável na gestão municipal. Ouça os principais momentos:

Rede, Agente e Capacitações

Mediador do Encontro, o consultor da CNM Maurício Zanin, explica resumidamente o que é a Rede, as atribuições dos Agentes Municipalistas e a metodologia do curso de formação

Pauta municipalista

O consultor da CNM Eduardo Stranz falou sobre a pauta municipalista, destacando a derrubada do veto do ISS que deve ir a votação na próxima semana e a importância da mobilização da Rede para garantir que os parlamentares votem NÃO na apreciação.

Eduardo também falou da importante conquista para os municípios, obtida na XX Marcha, que é a repactuação da dívida dos municípios com a previdência.

A pauta municipalista completa pode ser acessada na biblioteca da CNM (clique aqui)

Conteúdo Exclusivo

O supervisor da área de Estudos Técnicos da CNM, Hilton Leal, explica os principais recursos disponíveis no Conteúdo Exclusivo do Portal da Confederação, como Cidados, Rede Siconv e Transferências Constitucionais.

O acesso ao conteúdo exclusivo é restrito para Prefeitos e Agentes Municipalistas de Municípios contribuintes da CNM. Para solicitar a senha, basta entrar em contato com o atendimento institucional da Confederação pelo fone (61) 2101-6666.

Outras ferramentas da Rede

A consultora Sarah Buogo fez um apanhado sobre os principais recursos oferecidos para o Agente Municipalista

Mandala e ODS

A consultora Marcia Jopert falou sobre o projeto Governança Local e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Marcia também explicou como funciona a Mandala, que ajuda os municípios a localizarem os ODS, lançada durante a XX Marcha.

Participação dos Agentes

Instigados por Zanin, os participantes do Encontro puderam expor suas expectativas sobre a Rede e deixar sugestões para a Rede Municipalista.

Campanha
Viva seu Município
Publicações
Vídeo

© 2015-2017. Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte. | Portal CNM