Encontro da Rede lança curso EAD para Agentes Municipalistas

A programação da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios começou na tarde de segunda-feira, 21 de maio. Entre as atividades, foi realizada a 3ª edição do Encontro Nacional de Agentes Municipalistas. O evento foi marcado pelo o lançamento do Curso de Formação de Agentes Municipalistas na modalidade de Educação à Distância (EAD).

A abertura foi realizada pelo coordenador da Rede Municipalista Augusto Braun, que além dar as boas vindas, falou sobre o projeto da Rede e as expectativas do curso EAD.“Hoje vamos lançar o curso de formação de Agentes EAD que soma-se a capacitação presencial que muitos já fizeram. Até porque a nossa pauta municipalista é dinâmica, por isso, ele serve também como uma reciclagem”, destaca Augusto.


O curso será disponibilizado na plataforma de Educação Virtual da CNM no endereço www.ead.cnm.org.br. Para ter acesso completo ao site é necessário criar uma conta preenchendo o formulário de inscrição.
“Nós fizemos um EAD que precisa ser consumido ao estilo maratona Netflix, com conteúdo simples e vídeos rápidos”, explica o responsável pelo desenvolvimento do conteúdo do curso, Maurício Zanin.

A capacitação para Agentes foi estruturada em etapas, de modo que só é possível avançar no conteúdo com a conclusão das atividades em andamento. Entre os temas trabalhados estão pauta prioritária da CNM, llicitações públicas, gestão, previdência, financiamento e processo de tramitação legislativa no Congresso Nacional.  

 

ODS e Siconv

 

Além do lançamento do curso EAD da Rede, o Encontro de Agentes também falou sobre ODS e Rede Siconv. Na primeira parte, o diretor do Projeto de Localização dos ODS CNM/Art PNUD, Santiago Gallo, detalhou as informações de outro curso disponibilizado pela CNM sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.“Os ODS chegam como uma ferramenta internacional que permite mensurar as políticas públicas, por meio de 17 indicadores”, destacou Santiago.

O curso faz parte de uma estratégia da CNM de levar aos Municípios os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Está dividido em 4 módulos: introdução aos ODS; sensibilização a promoção e ao diálogo para localizar os ODS; como alinhar os planos de desenvolvimento municipais aos ODS; e como monitorar e avaliar se os Objetivos estão sendo aplicados.

Na segunda parte, foi a vez da coordenadora geral de governança e gestão do conhecimento do Ministério do Planejamento, Regina Lemos, apresentar em primeira mão para os Agente Municipalistas o aplicativo “Convenente”. O app tem por objetivo apoiar a gestão das Transferências Voluntárias operacionalizadas por meio do sistema Siconv. “Desenvolvemos um aplicativo que nada mais é do que um facilitador da gestão do prefeito. Ao mesmo tempo que é uma fonte de informação para o Município”, destaca Regina.

 O aplicativo apresenta de forma intuitiva informações sobre os programas disponíveis, as propostas enviadas e os instrumentos celebrados entre o governo federal e os governos estaduais e municipais.

Além disso, com o clima de uma conversa informal, os participantes puderam esclarecer as principais dúvidas sobre o tema com a equipe do Ministério.

Avaliação e planejamento

Ao final do Encontro os Agentes tiveram um espaço para debater competências, responsabilidades e ações essenciais para a Rede. Também puderam sugerir temas para os próximos cursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Evento
Publicações
Campanha
Vídeo

© 2015-2018. Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte. | Portal CNM