Diálogo Municipalista para gestores nordestinos se encerra nesta sexta (23/10)

A seca severa na região foi um dos principais temas tratados durante o encontro. (Foto: Agência CNM)

Agentes municipais dos nove estados do Nordeste participam do Diálogo Municipalista – Encontros Regionais, sediado em Recife (PE). Todas as entidades municipalistas da região são parceiras da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na promoção do encontro. O objetivo é valorizar a realidade da região e encontrar caminhos para a atual crise Federativa e econômica que o Brasil vive, buscando soluções para as necessidades desses municípios.

Os painéis técnicos foram ministrados ao longo de toda a tarde desta quinta-feira, 22 de outubro e a cerimônia com os dirigentes nordestinos ficou para a noite, devido ao retorno dos prefeitos de Brasília, onde foram recebidos pela presidente da República, Dilma Rousseff (leia mais aqui). O encontro se encerra hoje (23/10).

Um dos principais temas debatidos foi a questão da seca que assola a região e preocupa os gestores municipais. A técnica da CNM, Cláudia Lins, apresentou o Observatório dos Desastres, plataforma criada pela entidade que mostra quantos e como os Municípios convivem com as Situações de Emergência e Calamidades Públicas, causadas desde as enchentes até à seca extrema. O Observatório também divulga notícias, estudos, cartilhas, informativos meteorológicos, orientações e boas práticas para atuar na área de proteção e defesa civil. Os participantes do encontro foram convidados a contribuir com dados, informações e opiniões.

Durante o evento também foi lançada a cartilha “Crise Hídrica no Nordeste: Alertas e Orientações aos Gestores”. Ainda em fase de diagramação, a publicação estará em breve disponível na Biblioteca virtual da CNM para qualquer interessado.

Gestores do Sudeste e Sul do país já receberam o Diálogo Municipalista nos meses de setembro e outubro. Os próximos eventos serão no Centro-Oeste, em Caldas Novas (GO), nos dias 11 e 12 de novembro e no Norte, em Belém (PA), nos dias 23 e 24 de novembro.

Para mais informações e inscrições para os próximos encontros, clique aqui.

 

Deixe um comentário

Campanha
Viva seu Município
Publicações
Vídeo

© 2015-2017. Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte. | Portal CNM