Confira o passo a passo para orientar gestores na mobilização

A crise tem definhado o orçamento municipal e tirado o sono de gestores em todo o país. E foi essa a motivação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para lançar um movimento em favor de melhores condições financeiras aos Municípios. Contudo, a luta precisa ser de todos. No intuito de potencializar os esforços, a entidade desenvolveu um passo a passo com cinco itens.

O primeiro passo é ler a pauta prioritária e compreender quais são os temas abordados. Ela apresenta diversos itens, considerados essenciais para amenizar a crise municipal. A campanha foca em três deles: a derrubada do veto ao encontro de contas, a atualização dos valores dos programas federais e a concessão de um auxílio financeiro aos Municípios.

Além deles, há um conjunto de matérias em tramitação na Câmara dos Deputados que, se aprovadas, podem representar um alívio aos cofres locais. Por exemplo, a prorrogação do prazo para eliminação dos lixões e a mudança nos critérios de reajuste do piso do magistério.

2. Entre em contato com os parlamentares do seu estado

Agora que você tem um conhecimento aprofundado sobre as reivindicações do movimento municipalista, a entidade orienta que essa realidade seja levada até os parlamentares. Entre em contato com o seu deputado, o seu senador e solicite a aprovação dos itens contidos na pauta prioritária.

3. Informe a população

Estreite o diálogo com a sua comunidade e desenvolva ações para mostrar os motivos reais da crise. O inchaço do quadro de pessoal, o subfinanciamento dos programas e o corte de gastos federais podem ser mencionados. Aproveite também para compartilhar com a sua comunidade as ações em busca de mais recursos, como essa campanha.

4. Promova coletivas de imprensa

Busque as rádios locais, jornais e outros veículos e conceda entrevistas apresentando o quadro atual da sua prefeitura. Lembre-se que a CNM dispõe de uma série de estudos técnicos reforçando a situação de crise. Utilize esses materiais para apresentar dados concretos.

5. Envie as ações do seu Município para a CNM

Em seguida, compartilhe com a Confederação as iniciativas desenvolvidas no seu Município. Pode ser texto, fotos ou mesmo vídeos. O importante é contar o que a sua cidade fez para participar da campanha.

Envie os relatos para imprensa@cnm.org.br. Juntos, somos mais fortes.

 

Fonte: Portal CNM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Evento
Publicações
Campanha
Vídeo

© 2015-2017. Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte. | Portal CNM