Compromisso com realidade local é o tema do Viva Seu Município em 2018

Realizada anualmente, a campanha Viva seu Município, em 2018,  volta seu olhar para o compromisso com a realidade local. Com o slogan “o compromisso de todos começa aqui”, a campanha tem o objetivo de reforçar a importância de gestores municipais adotarem a transparência no diálogo com o cidadão. Também destaca o papel ativo dos munícipes em acompanhar o andamento das ações locais, uma vez que o diálogo deve ser uma via de mão dupla.

Na edição anterior, em 2017, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) orientou os gestores que dialogassem com a comunidade e colhessem sugestões. Agora, a ideia é dar um retorno de algumas dessas iniciativas para a comunidade.

Confira, em vídeo, a convocação do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski:

 

Mobilização e desenvolvimento da campanha

Para auxiliar os gestores, a CNM criou um hotsite que reúne todo o material necessário para mobilizar os cidadãos e orientar os Municípios sobre algumas ações que podem ser realizadas no decorrer da campanha. Entre o conteúdo disponível, está o Guia de Mobilização, que apresenta em detalhes as conquistas do movimento municipalista em 2017 e as pautas prioritárias para este ano.

Divulgação

A Confederação orienta os gestores que façam os registros de suas ações durante a campanha. As fotos ou vídeos das reuniões, entrevistas e encontros com a comunidade farão parte da memória da campanha deste ano. Os registros devem ser enviados para: vivaseumunicipio@cnm.org.br.

Histórico

A campanha Viva seu Município foi lançada em 2014, com um propósito inédito: chamar o cidadão para que ele pudesse compreender a realidade municipal. Nesse período, as milhares de prefeituras brasileiras atravessavam a pior crise financeira da história. Os recursos federais eram poucos e as obrigações eram várias.

O cidadão precisava compreender isso. O slogan “você nasceu aqui, não o deixe morrer” fazia um apelo para que comunidade e prefeitos lutassem juntos por melhores condições aos Municípios.

Em 23 de fevereiro, data que marca o Dia do Municipalismo, foi dado o início oficial da campanha. E, nos meses seguintes, prefeituras de todo o Brasil estiveram engajadas em dialogar com o cidadão, por meio de reuniões, rodas de conversa e eventos.

Além disso, os gestores municipais também levaram até a mídia a dramática situação das prefeituras. Na primeira edição, a campanha Viva seu Município obteve o engajamento de mais de 1.800 cidades, de 24 estados. Os ótimos resultados garantiram à iniciativa um lugar permanente no calendário municipalista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Evento
Publicações
Campanha
Vídeo

© 2015-2018. Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte. | Portal CNM