CNM e Atricon debatem situação dos Municípios

(Foto: Ag. CNM)
Durante a reunião a CNM apresentou um estudo que traçou um perfil dos Municípios que sofrem com os efeitos da crise (Foto: Ag. CNM)

Para tratar da crise financeira que assola os Municípios brasileiros e criar uma parceria para auxiliar os gestores no que diz respeito à prestação das conta municipais, a diretoria da CNM recebeu em sua sede, em Brasília, representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa – braço acadêmico da Atricon. A reunião ocorreu na terça-feira (1/3) e foi coordenada pelo 1º secretário da CNM, Eduardo Tabosa.

Tabosa apresentou ao presidente da Associação, Valdecir Pascoal (TCE-PE), um estudo feito pela CNM que traça um perfil dos efeitos da crise nos Municípios. Segundo a pesquisa, 98,5% dos Municípios estão sentindo os efeitos da crise e as áreas de Educação e e Saúde são as mais atingidas.

O coordenador da reunião também destacou a prioridade da CNM em orientar os prefeitos em final de mandato e os que assumirão as prefeituras pela primeira vez. “Queremos capacitar e orientar os novos gestores, Para isso contamos com a colaboração da Atricon e do Instituto Rui Barbosa, para que juntos a gente consiga atingir o objetivo de servir bem a sociedade”, afirmou.

Também participaram da reunião presidentes de entidades estaduais como da Associação Mineira de Municípios (AMM), Antônio Júlio; a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria; o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Luiz Carlos; e o presidente da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), Juvenal Neto.

Todos os presidentes apresentaram aos representantes da Atricon os exemplos de seus Estados e falaram da dificuldade que os prefeitos têm para conseguir ser ficha limpa diante da crescente demanda de atribuições aos Municípios e confirmaram os dados do estudo da CNM.

Com informações da Agência CNM.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha
Viva seu Município
Publicações
Vídeo

© 2015-2017. Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte. | Portal CNM