Bate-papo com a CNM aborda os impactos do Simples na realidade financeira dos municípios

Maurício Zanin e Talyta Alves debatem o Simples Nacional
Talyta Alves e Maurício Zanin debatem o Simples Nacional

Com o tema Simples Nacional e análise dos CNPJs para opção 2017, foi realizada na manhã desta quinta-feira (1/9) mais uma edição do Bate-papo com a CNM. O assunto foi apresentado pela Técnica Talyta Alves e coordenado pelo consultor da CNM Maurício Zanin.

Talyta falou sobre como o Simples impacta na realidade financeira municipal, destacando três impostos que atingem direta ou indiretamente os municípios: o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) na composição de Imposto de Renda e IPI, o ICMS repassado 25% para o município e o ISS que é arrecadado integralmente.

“Sobre o ISS,  a Lei Complementar 116/2015, foi uma conquista da CNM que garantiu uma ampliação da base de serviços que estão sucetíveis a cobrança do Imposto”, destacou Talyta que ainda ressaltou a existência de outro Projeto em tramitação no Congresso, no qual a Confederação está trabalhando, que prevê uma nova atualização que vai gerar maior receita para os municípios. Para ler o Projeto na Íntegra, clique aqui.

O bate-papo também esclareceu dúvidas sobre o Microempreendedor Individual, guia de recolhimento municipal, pagamento e recolhimento do Simples, fiscalização e o papel do Agente orientando as áreas fiscais. Para assistir o bate-papo na íntegra, clique aqui. 

One thought on “Bate-papo com a CNM aborda os impactos do Simples na realidade financeira dos municípios”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Evento
Publicações
Campanha
Vídeo

© 2015-2017. Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte. | Portal CNM