Bate-papo com a CNM aborda Licenciamento Ambiental Municipal

 

captura-de-tela-2016-10-21-16-08-06
Alice Peixoto e Maurício Zanin. Clique na imagem para assistir novamente o Bate-papo

A questão ambiental nos Municípios pautou o Bate-papo com a CNM desta sexta (21/10). O tema foi apresentado pela técnica  e Engenheira Agrônoma Alice Peixoto com mediação do consultor Maurício Zanin. O vídeo está disponível, para quem não pode assistir ao vivo, no canal da TV CNM no youtube (acesse aqui).

O bate-papo começou com uma visão geral sobre o tema, as competências municipais e como organizar o órgão de Meio Ambiente nos municípios, incluindo aspectos operacionais e de licenciamento.

Alice explicou que licenciamento ambiental existe para  identificar como minimizar os impactos negativos em determinado empreendimento. No Brasil, existe uma legislação nacional mas a competência é distribuída para os Estados que a realizam de maneiras diversas e, por isso, o processo é subjetivo e burocrático.

“As legislações falam em órgão competente, mas não definem que órgão é esse. Por isso, a mesma atividade econômica pode ser licenciada tanto pelo Estado quanto pelo Município, dependendo do seu porte”, explicou Alice exemplificando o quanto essa questão é complexa.

 

Para facilitar a compreensão do tema, Alice elaborou uma apresentação com o resumo do Bate-papo e também um checklist para a criação de um Órgão Municipal de Meio Ambiente (OMMA). Para acessá-la, clique aqui.

Deixe um comentário

Campanha
Viva seu Município
Publicações
Vídeo

© 2015-2017. Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte. | Portal CNM