Bate-papo adianta como será a XX Marcha

Clique na imagem para assistir ao Bate-papo na íntegra

“A Marcha é onde muitas das nossas lutas ganham força”. Essa afirmação é do diretor executivo da CNM, Gustavo Cezário, um dos participantes do Bate-papo com a CNM, desta sexta-feira, 12 de maio. A atividade adiantou como será a vigésima edição do evento, as novidades, as expectativas, a programação principal e as atividades paralelas. Também participaram do Bate-papo a coordenadora da área técnica, Luciane Pacheco e os consultores Augusto Braun e Maurício Zanin. O vídeo fica disponível na íntegra na sessão de vídeos do site da Rede, clique aqui para acessar.

Confira os principais pontos da conversa:

Orientações gerais para o evento

Inscrições/credenciamento: é importante que os participantes estejam presentes às 14h, de segunda-feira, 15 de maio,  para a identificação e, assim, evitar problemas com o credenciamento.

Almoço: Para evitar filas para a compra dos tickets de almoço, e com isso, atrasar a participação nas atividades, recomenda-se que eles seja adquiridos ainda no primeiro dia no guichê ao lado do credenciamento.

Deslocamento: em virtude das dificuldades com o trânsito, a CNM vai disponibilizar alguns ônibus, passando por alguns hotéis para facilitar o deslocamento dos prefeitos. É muito importante que os participantes se organizem para não se atrasarem, especialmente no primeiro dia, que terá a abertura oficial.

Pauta Municipalista

Reúne as principais matérias em atual discussão no Congresso Nacional que compõem a pauta municipalista brasileira. A pauta auxilia no direcionamento dos gestores, para que, juntos, as lideranças municipalistas façam vingar matérias benéficas aos Municípios e as prejudiciais possam ser rejeitadas. “Quem estiver aqui (em Brasília) vai estar participando de um momento histórico. Existe uma expectativa alta de que seja apreciado o ISS, durante uma sessão do Congresso, nos dias em que ocorre a Marcha”, destacou o consultor Augusto Braun chamando a atenção para importância da articulação in loco que será realizada com a presença de todos em Brasília.

Programação

Além da atuação política da Marcha, regida pela pauta municipalista, o evento destaca-se também por sua atuação técnica. O corpo de profissionais das Áreas Técnicas da CNM vai atuar diariamente nas Arenas Temáticas – espaços de 1h que vão apresentar a sustentabilidade das políticas locais das diferentes áreas da gestão – ; e nos Balcões de Atendimento, orientando e esclarecendo dúvidas de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, agentes municipalistas e demais interessados nos temas.  “É um momento de apropriação de todos os conteúdos municipalistas. É um reflexo da estrutura de trabalho da CNM”, destacou Luciane Pacheco, coordenadora da área técnica da Confederação.

Os participantes também contarão com um espaço para conhecer os Projetos da CNM, Totens, balcões com os parceiros como a Caixa Econômica Federal, espaço com os doze Ministérios e Museu Municipalista.

Confira a programação completa: http://www.marcha.cnm.org.br/programacao

Publicações

Serão lançadas na Marcha 25 produções técnicas da CNM, entre cartilhas, guias e folders, disponibilizadas em primeira mão para os participantes. “São estudos, dados e informações para ajudar os municípios a desenvolver as políticas públicas”, explica Luciane.

Novidade

Entre as novidades da Marcha, está o lançamento da Mandala do ODS, onde cada município vai poder verificar como está a sua situação frente aos 17 indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. “Os objetivos são temas que estão no dia a dia da população como Saúde, por exemplo”, complementa Gustavo.

 2º Encontro de Agentes Municipalistas

Além das inúmeras atividades previstas, a Marcha contará com uma programação exclusiva para a Rede Municipalista.  O 2º Encontro de Agentes Municipalistas será no dia 16 de maio, das 14h às 17h.  “Não existe compromisso mais importante para o municipalismo brasileiro, na semana de 15 a 18 de maio, do que a Marcha”, ressalta o consultor Maurício Zanin.

Inscritos

A Marcha já conta com mais de 5 mil pré-inscritos e a expectativa é de que passem pelo evento de 7 a 9 mil autoridades locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Evento
Publicações
Campanha
Vídeo

© 2015-2017. Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte. | Portal CNM