Ato municipalista mobiliza prefeitos pernambucanos

Ato em defesa dos municípios reuniu mais de cem prefeitos pernambucanos (Foto: Divulgação AMUPE)
Ato em defesa dos municípios reuniu mais de cem prefeitos pernambucanos (Foto: Divulgação AMUPE)

Cerca de duas mil pessoas, entre elas mais de 100 prefeitos e vereadores, participaram de um grande ato municipalista na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A ação, realizada na segunda (9/11), teve como objetivo chamar a atenção do governo federal e estadual para a urgência do combate à crise financeira que afeta principalmente as pequenas cidades.

Liderados pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), os participantes estiveram na Assembleia Legislativa pernambucana com o intuito de debater a pauta do movimento e as possíveis saídas para enfrentar os cortes de gastos. O plenário ficou lotado.

Após o debate, os participantes se dirigiram, em marcha,  ao Palácio do Campo das Princesas, onde fica o governador. Na marcha, gestores municipais levaram faixas de protestos contra a falência dos serviços públicos.

O grupo foi recebido pelo governador Paulo Câmara . No encontro, o presidente da Amupe, José Patriota, apresentou itens-chave da pauta municipalista que poderiam amenizar o sofrimento dos gestores pernambucanos.

Uma das reivindicações é a necessidade de manter a descentralização do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) assim como acontece hoje. O prazo para que essa política continue a ser implementada se encerra no dia 31 de dezembro deste ano. “Essa é uma medida que tira dos grandes [Municípios] e favorece os pequenos [Municípios]”, justificou Patriota.

O presidente da Amupe também solicitou o apoio do governador para questões como revisão do pacto federativo, votação de projetos pendentes do movimento municipalista e a liberação de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento municipal (FEM). Ele explicou que centenas de cidades pernambucanas possuem recursos a receber.

Paulo Câmara demonstrou solidariedade com a pauta dos entes federados e já anunciou alguns encaminhamentos. O primeiro deles é apoio a Amupe sobre a política que descentraliza o ICMS. O governador também se comprometeu a apoiar a reformulação do pacto federativo.

Com informações da Agência CNM de notícias.

Deixe um comentário

Campanha
Viva seu Município
Publicações
Vídeo

© 2015-2017. Confederação Nacional de Municípios. Todo conteúdo do site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte. | Portal CNM